Rara Calma

"O que se faz na vida ecoa na eternidade".

domingo, 15 de maio de 2011

"Eis que o inverno passou, cessaram e desapareceramn as chuvas. Apareceram as flores na nossa terra, voltou o tempo das canções. " (Cantares de Salomão 2,11-12)

Ao longo de nossas vidas nos deparamos com momentos que nos fazem parar para pensar e refletir sobre tudo o que nos acontece, e Deus sempre nos convida a experimenta-lo em circunstâncias que muitas vezes nos são caras e dolorosas, experiências que nos levam a estar cara a cara com nossa essência e isso causa muita dor.
Quem nunca se deparou com uma estranha sensação de solidão, de esquecimento, de dor profunda e de noites escuras, frias e de total ausência da presença de Deus?! Momentos assim, nos faz estar mais proximos de nós mesmos e diante de Deus, sem até mesmo que notemos. Sempre que nos sentimos isolados, com a sensação de que nada acontece, que tudo está da mesma forma, que as flores perderam seu perfume e sua beleza, que o céu não atrai mais nossa atenção, que o sorriso de uma criança não nos encanta, que a música que toca não move mais em nós a sensação de bem estar, que as palavras da pessoa amada são sempre as mesmas e não tem mais graça, que tudo, tudo perdeu a graça, Deus aos poucos vai se revelando a nós, e deixando que também sejamos conhecidos por nós mesmo. Tais sensações fazem parte de nosso auto conhecimento, conhecer a nós mesmo nos remete a uma experiencia muito forte com Deus, pois Deus se revela em nossa essência e nossa essência se revela ao mundo.
Não é fácil passar pelo inverno tenebroso, onde as flores perdem a sua beleza, as manhãs são bem frias, quase não encontramos calor para nos aquecer, onde tudo fica diferente, porém, nas coisas simples Deus se revela. Conta-se que num reinado muito distante havia um jovem rei que vendo o sofrimento de seu povo decidiu ser igual a eles, viver como eles, conviver com eles. Na primeira noite em que o jovem rei passou ao relento, viveu na pele o que é passar frio e medo, nada o que estava a frente de seus olhos o agradava, tinha beleza ou prendia a sua atenção. Fome, frio, solidão, desespero foi o que ele viveu!
Na mesma noite Deus o visitou em sonho e lhe disse: "Desce Emanuel nas profundezas do teu país, não temas! Não estarás sozinho, pois vai contigo quem te pode curar, quem te pode salvar!"
Sendo assim, na manhã seguinte o jovem rei, começou a caminhar pelas estradas do reino e viu muito sofrimento, dor, descaso, injustiça, percebeu então ele que nada, nada mesmo do que viu agrava a seus olhos. E nesse descer as profundezas de seu país, o jovem rei encontrou-se consigo mesmo, descobriu quem ele era, qual era sua essência. Deus o permitira passar pelo sofrimento do inverno de sua alma, para que logo, ele experimentasse a beleza e grandiosidade de ser quem é!
Quando nos encontramos com Deus, quando experimentamos de seu amor, caminhamos com Ele e confiamos nEle, Ele mesmo nos faz perceber quem somos, Ele faz com que nosso inverno se acabe, é Ele quem faz as flores exalarem seu perfume, o sorriso da criança ser o rosto risonho de Deus, da canção que toca nos revelar sua vontade, faz com que a pessoa amada nos conduza e nos apresente a Deus, é Ele que nos quecer, que encendeia em nós o seu fogo abrasador.
É tempo de novas canções, tempo de novas melodias, Deus inspira e suscita em nossos lábios canções que modificam os corações, Deus nos faz estar mais proximos dEle. A tristeza é passado, a solidão se foi, o desespero deu lugar a presença maravilhosa do amor!
Cantemos, louvemos, dancemos, Deus nos faz conhecer a nós mesmo através de seu amor. Desçamos as profundezas de nosso país, corramos pelas estradas de nosso país e percebamos quem somos. Nossa essência revela quem somos e revela a grandeza de Deus, pois somos criados à sua imagem e semelhança.

Um comentário:

  1. gostaria de saber se essa simbologia está condizendo com a fraze: "O que se faz na vida ecoa na eternidade".? pois estava pensando em tatuar a frase porem em algo tipo aramaico ou hebraico. grato!

    ResponderExcluir